Número de mortes na Turquia e na Síria após terremoto ultrapassa de 12 mil

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 20:17
Destroços na Turquia. Foto: Reprodução

O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na manhã da última segunda-feira (6) já deixou mais de 12 mil pessoas mortas, segundo o último balanço divulgado pelo governo dos dois países.

Na Turquia, o balanço até a tarde desta quarta-feira (8) era de 9.057. O governo turco decretou sete dias de luto e estado de emergência de três meses nas 10 províncias mais afetadas.

Na Síria, o balanço de mortos é de mais de 2.950, de acordo com os números do governo de Damasco e das equipes da proteção civil nas zonas controladas por rebeldes.

Segundo informações do governo turco, ao menos 13,5 milhões de pessoas foram afetadas em uma área de aproximadamente 450 quilômetros (kms) que vai de Adana, no oeste, até Diyarbakir, no leste do país. Na Síria, há registros de pessoas mortas em Hama, a 250 km de onde teve início o terremoto.

O tremor foi sentido às 04H17 do horário local (22H17 de domingo, horário de Brasília) e ocorreu a 17,9 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico de Estados Unidos. Foram registradas cerca de 50 réplicas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link