Lula disse à apresentadora Christiane Amanpour, da CNN, nesta sexta-feira, dia 10, que só falará com Joe Biden sobre a extradição de Jair Bolsonaro (PL), que está na Flórida, se o americano quiser.
“Um dia ele vai ter que voltar ao Brasil e enfrentar os processos que ele responde. Eu não vou falar com Biden sobre a extradição do Bolsonaro, isso vai depender dos tribunais, e eu quero que ele seja considerado inocente até que seja provado o contrário, o que não aconteceu comigo”, afirmou Lula. “Só falo com Biden sobre o assunto se ele falar disso.”
Em Washington, Lula deve apresentar ao presidente dos EUA a ideia do “clube da paz” para mediar uma solução do conflito entre Rússia e Ucrânia. Ele voltou a defender a ideia durante a entrevista.
“Estou comprometido com a democracia. No caso da Ucrânia e da Rússia, é preciso que alguém esteja falando sobre paz. Precisamos falar com o presidente Putin sobre o erro que foi a invasão, e devemos falar para a Ucrânia conversar mais. O que quero dizer a Biden é que é necessário um grupo de países pela paz”, afirmou.
Em sua opinião, a invasão russa foi um equívoco e ela não poderia ter feito isso por fazer parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Lógico que ela [a Ucrânia] tem o direito de se defender. Lógico que ela tem o direito de se defender até porque a invasão foi um equívoco da Rússia. Ela não poderia ter feito isso. Afinal de contas, ela faz parte do Conselho de Segurança Nacional. Ou seja, isso não foi discutido no Conselho de Segurança. O que eu quero é dizer o seguinte: olha o que tinha que ser feito de errado já foi feito”, falou.
Lula chamou Bolsonaro de “fiel imitador de Trump”, lembrando que os dois “não gostam de sindicatos. Eles não gostam do setor empresarial. Eles não gostam de trabalhadores, não gostam de mulheres. Eles não gostam de negros”.
“Estou convencido de que nem todo mundo que votou em Bolsonaro segue o bolsonarismo”, declarou.
Fmr Brazilian President Bolsonaro is in the US – will President @LulaOficial seek his extradition? While he thinks Bolsonaro will be convicted for genocide over Covid, Lula tells me it’s a decision for the courts and wants him to be considered innocent until proven guilty. pic.twitter.com/tjT0ScBAmK
— Christiane Amanpour (@amanpour) February 10, 2023