Em entrevista à emissora americana CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter certeza de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado pelo crime de genocídio “por alguma corte internacional”. Os motivos citados pelo petista são as mortes em decorrência da Covid-19 e a crise de saúde do povo Yanomami na Amazônia.
Perguntado pela repórter Christiane Amanpour sobre a estadia de Bolsonaro na Flórida enquanto é investigado por vários crimes, Lula afirmou: “Algum dia ele vai ter que voltar para o Brasil”.
“Bolsonaro vai ser condenado em alguma corte internacional por genocídio”, completou o presidente, afirmando que seu antecessor poderia ter evitado metade das mortes pela Covid-19 no Brasil com ações do governo.
A respeito do pedido de extradição do ex-presidente, defendido por dezenas de deputados democratas dos Estados Unidos, Lula disse que não levará o assunto para sua conversa com o presidente norte-americano Joe Biden.
“Não vou falar com Biden sobre isso, porque depende das investigações e dos tribunais do Brasil. Quero que ele seja considerado inocente até que se prove o contrário, coisa que eu não tive”, afirmou.
Assista: