O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10) que o discurso do presidente norte-americano Joe Biden seria visto como “comunista” no Brasil. A declaração ocorreu durante entrevista à CNN Internacional.
Na última terça-feira (7), durante o tradicional discurso sobre o Estado da União no Congresso dos Estados Unidos, o democrata pediu a elevação do teto da dívida e saiu em defesa de fortalecer o sistema de seguridade social.
Biden disse que seu governo “cortou o déficit em mais de US$ 1,7 trilhão — a maior redução de déficit na história americana”.
Ele destacou que, sob a administração de Donald Trump, “o déficit da América aumentou quatro anos consecutivos. Por causa desses déficits recordes, nenhum presidente acrescentou mais à dívida nacional em quatro anos do que meu antecessor”.
“Então, esta noite, estou pedindo a este Congresso que siga o exemplo. Vamos nos comprometer aqui esta noite que a plena fé e o crédito dos Estados Unidos da América nunca serão questionados”, disse o presidente norte-americano.
Ainda durante a entrevista, o petista criticou a politização das Forças Armadas no país. “O papel do Exército é defender a nossa soberania”, afirmou à jornalista Christiane Amanpour.
Em viagem oficial nos Estados Unidos, o chefe do Executivo afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “vai ser condenado por genocídio em alguma corte internacional”.
“Algum dia ele vai ter que voltar para o Brasil”, disse Lula. “Bolsonaro vai ser condenado em alguma corte internacional por genocídio”, completou o presidente.