VÍDEO: “Equívoco, erro histórico”, diz Lula sobre a Rússia invadir a Ucrânia

Atualizado em 16 de fevereiro de 2023 às 19:39
Lula em entrevista à CNN Brasil. Foto: Reprodução

Lula se manifestou contra a Rússia por invasão e disse que o país cometeu um “erro histórico” com a guerra. O presidente diz que não tem intenção de participar do confronto, nem indiretamente, e que quer o fim dele.

“A guerra já foi feita, de forma precipitada, foi um equívoco, um erro histórico da Rússia invadir o território da Ucrânia, mas a guerra está aí e precisa ter alguém para dizer ‘gente, vamos parar e conversar’, e não tem ninguém fazendo isso”, afirmou Lula à CNN Brasil.

O petista disse que é necessário criar um grupo de países para discutir a paz entre a Rússia e a Ucrânia, e que tem feito propostas a presidentes em suas visitas internacionais a chefes de Estado. “Eu não quero entrar na guerra, eu quero acabar com essa guerra”, prosseguiu.

Em viagem para China, Lula pretende discutir com Xi Jinping a criação de um grupo de países “para acabar com essa guerra”.

“Temos que ter gente com disposição de negociar, e não tem. A China não se mete nessa discussão, os Estados Unidos e a Europa estão fornecendo armas para a Ucrânia. Ou seja, a Europa que sempre foi o caminho do meio, a Europa que sempre foi aquela parte do mundo que encontrava solução para tudo e está envolvida indiretamente com a guerra. Então o que eu quero é encontrar uma solução de paz e vou tentar encontrar”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link