O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou Jair Bolsonaro (PL) durante um evento conservador, realizado neste fim de semana na região metropolitana de Washington. Ele afirmou que o ex-presidente brasileiro é um homem “muito popular na América do Sul” e “muito popular” no Brasil. Bolsonaro, que acompanhava o discurso da plateia, se levantou para acenar e ser aplaudido pelo púbico.
O vídeo do momento da fala foi publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O parlamentar também foi mencionado por Trump, que o chamou de amigo e disse que o parlamentar foi reeleito na Câmara dos Deputados do Brasil.
Bolsonaro e Trump participaram no sábado (4) da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC, da sigla em inglês). O ex-presidente brasileiro, que está na Flórida desde dezembro do ano passado, embarcou na sexta-feira (3) para Washington, acompanhado do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.
A conferência conservadora foi o primeiro encontro entre os ex-mandatários. Durante toda a gestão de Trump, Bolsonaro demonstrou apoio. Na eleições do ano passado, o ex-presidente americano chegou a gravar um vídeo para o então candidato à reeleição pedindo votos e retribuindo o apoio dado.
Veja o vídeo:
?? Presidente Trump @realDonaldTrump faz menção honrosa ao Presidente @jairbolsonaro e a mim durante o @CPAC, maior evento conservador do mundo organizado pela @ACUConservative de @mschlapp e @mercedesschlapp.
*Tradução: @TradutordoBR pic.twitter.com/LiIyHWXtJt
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) March 5, 2023