A bronca dada por Lula durante reunião ministerial nesta terça (14) teve um alvo. No encontro, o presidente reclamou sobre membros do governo anunciarem “genialidades” sem consultar a Casa Civil, mas não especificou o nome de ninguém.
O puxão de orelha foi para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, responsável pelo anúncio do programa “Voa Brasil”, que oferecerá passagens aéreas subsidiadas a R$ 200 para uma faixa da população. A bronca ainda serviu para Paulo Pimenta, ministro da Comunicação Social, que também divulgou o programa nas redes sociais.
Lula pediu que os titulares das pastas do governo não divulguem nenhuma medida como se fosse um projeto de governo sem que haja antes uma conversa com outros ministérios. “Toda e qualquer posição, qualquer genialidade que alguém possa ter, é importante que antes de anunciar faça uma reunião com a Casa Civil”.
O presidente preferiu não expor os nomes dos autores das “genialidades” durante a conversa, mas prometeu que o assunto seria debatido na reunião fechada entre os membros do governo e que iria citar “alguns casos que já aconteceram e que não podem se repetir”.