O advogado Luiz Fernando Delazari deve ser confirmado no cargo de diretor jurídico de Itaipu.
Ex-secretário de Segurança no governo de Roberto Requião (que desistiu de assumir o Conselho de Administração), Delazari foi sócio de Luiz Carlos da Rocha, advogado do presidente Lula durante a prisão em Curitiba.
Ele é mais do que isso: o senador Sergio Moro (União Brasil) é seu amigo de infância, dos tempo de Maringá.
“A minha amizade e lealdade ao juiz Sergio Moro são inquestionáveis”, disse ele após um episódio de “desconforto” com a Lava Jato.
“Conheço o advogado Luiz Delazari, ex-secretário de Segurança Pública do Paraná, e ele é uma pessoa muito correta”, afirmou Moro em nota.
A partir deste ano, os representantes de Brasil e Paraguai terão a missão de participar da renegociação do chamado Anexo C do tratado bilateral, que rege a estrutura financeira da empresa e de comercialização da energia da usina.
As negociações devem começar após a posse do novo presidente do Paraguai, em agosto. Um dos temas que será discutido é se haverá alteração na forma de calcular a tarifa da hidrelétrica. Hoje a usina não dá lucro e o valor que vai para conta de luz deve apenas cobrir as despesas da binacional.
O novo diretor-geral, Ênio Verri, avisa que pretende rever a gestão da missão socioambiental de Itaipu.