Droga que mais mata nos EUA, Fentanil é apreendido pela 1ª vez no Brasil

Atualizado em 19 de março de 2023 às 23:34
31 frascos de fentanil foram apreendidos em Cariacica, Grande Vitória, ES. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O fentanil, a droga que mais mata nos EUA e preocupa o governo do Estados Unidos, foi apreendida com traficantes pela primeira vez no Brasil no sábado (11). Especialistas alertam que a droga é 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo. Ao todo, 31 frascos da droga foram apreendidos.

De acordo com os policiais, a droga não seria de um traficante que domina pontos de vendas em periferias das cidades, e sim de um fornecedor do traficante. A polícia afirmou que a substância teria sido produzida em Minas Gerais e seria entregue para um hospital no Espírito Santo.

A principal hipótese é de que a droga seria utilizada pelos traficantes na fabricação de outras substâncias tóxicas.

“A principal linha de investigação indica que o fentanil seria utilizado para misturar em outras drogas, a exemplo da cocaína, mas, também, possivelmente em drogas sintéticas, como LSD e ecstasy”, disse Tarcísio Otoni Perusia, delegado de Polícia Civil do Espírito Santo.

Ao Fantástico, da TV Globo,  Ivone Schon, chefe do escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, comentou sobre a entrada da droga no Brasil. Ivone em seu relato disse que o fentanil, hoje, é a droga de maior ameaça à população americana.

“É a primeira vez que ficamos sabendo que teve uma apreensão de fentanil no Brasil com traficantes de drogas. Estados Unidos e Brasil têm uma parceira de trabalho para facilitar e trabalhar conjuntamente, para conscientizar sobre a ameaça de fentanil. Atualmente, nos Estados Unidos, fentanil é a maior ameaça para os nossos filhos, nossas famílias e nossa comunidades”, disse Ivone.

Frascos de fentanil. (Foto: Reprodução)

A substância pode ser encontrada em forma de pílula, pó, frascos ou pequenos blocos coloridos. A droga ficou conhecida principalmente pelo aumento dos casos em vários estados norte-americanos, cujos relatos envolvem pessoas agindo com comportamentos similares ao de um “zumbi”. O fentanil possui um risco de overdose muitas vezes maior do que a heroína.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link