Autoridades já realizaram 225 prisões ou apreensões de adolescentes com a Operação Escola Segura nas últimas semanas, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele divulgou o número durante cerimônia no Palácio do Planalto e avaliou que os ataques a escolas se tornaram uma “epidemia”.
“Enfatizamos as operações integradas. Esse trabalho só está sendo possível porque as delegacias têm nos ajudado. Os números devem servir para a compreensão da dimensão do problema. Temos 225 pessoas presas em dez dias ou menores apreendidos. Isso em dez dias. Isso mostra que estamos diante de uma epidemia”, afirmou o ministro.
Durante o período, 756 perfis em diferentes redes sociais foram retirados do ar por influenciar ou estimular ataques violentos a escolas. Em cerca de 100 casos, houve pedido para que os conteúdos e as páginas fossem mantidos para que haja investigação.
Além das prisões e apreensões, já foram emitidas 694 intimações de adolescentes suspeitos para prestarem depoimento em delegacias. As polícias já realizaram 155 ações de busca e apreensão no período. Também foram registrados 1.595 boletins de ocorrência sobre ameaças de violência e 1.224 casos em todo território nacional são investigados.
“Isso permite dimensionar que não são casos isolados. É uma rede criminosa estruturada sabe Deus com quais parâmetros e inspirações para poder recrutar nossa juventude para o mal”, prosseguiu Dino.