Moraes dá 48 horas para PF ouvir Gonçalves Dias sobre o dia 8 de janeiro

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 11:29
General Gonçalves Dias andando pelo Palácio do Planalto durante atos de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

A Polícia Federal deve ouvir em até 48 horas o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes e acontece em razão da divulgação dos novos vídeos, exibidos inicialmente pela CNN Brasil, mostrando a atuação dele e demais funcionários do gabinete nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Na mesma decisão, publicada nesta quinta-feira (20) Moraes determinou que Ricardo Capelli informe ao STF a identificação de todos os funcionários, tanto civis quanto militares, que aparecem nas imagens.

“Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, diz trecho do despacho.

O ministro também mandou que o governo informasse se cumpriu na integralidade duas decisões que havia tomado: a obtenção de todas as imagens de câmeras de segurança existentes no Distrito Federal e a oititva de todos os agentes de segurança que trabalharam no dia.

As imagens exibidas na quarta-feira (19) expõem o agora ex-ministro Gonçalves Dias e alguns membros do GSI circulando entre os golpistas sem intenção de coibi-los, sendo que em alguns casos parecia haver um direcionamento dos manifestantes durante a invasão

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link