O chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, informou na manhã deste domingo (23) que foram disponibilizadas na íntegra as imagens captadas pelo circuito interno do Palácio do Planalto.
Para tanto, o órgão criou um site cujo endereço é https://drive.presidencia.gov.br/public/615ba7
Nos primeiros minutos após a disponibilização do endereço, internautas reclamaram que o site estaria fora do ar. O chefe interino do GSI, também em seu perfil de Twitter, creditou tal fato ao excesso de acessos e informou que a área técnica já estava trabalhando na resolução do problema.
Primeiras imagens
Pelo menos um vídeo das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro mostra a indignação do presidente Lula (PT) e de toda a cúpula do governo ao verem a situação do prédio após a invasão pelos golpistas.
O presidente ficou uma hora no prédio, vistoriou locais atacados e conversou com assessores e ministros. As imagens também trazem o ministro da Justiça, Flávio Dino, exaltado durante uma conversa com o colega José Múcio, da Defesa. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, se junta ao grupo, sinaliza incômodo e puxa Dino e Múcio para outro local.
https://www.youtube.com/watch?v=eWTFefCxzuI
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência enviasse para a Corte todas as imagens captadas no Planalto no dia 8 de janeiro. A medida de Cappelli facilita também à imprensa tal acesso.