CNN espalha fake news de que gigante ucraniana da aviação desiste de investir no Brasil por causa de Lula

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 10:52
Jornalista Willian Waack, da CNN. Reprodução Twitter

A CNN Brasil, através do jornalista Wilian Waack, divulgou a “notícia” de que a Antonov, gigante ucraniana da aviação, desistiu de investir U$50 bilhões no Brasil em razão das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva equiparando a Rússia e a Ucrânia em relação a responsabilidade do conflito.

Tal notícia, entretanto, não se sustenta à luz dos fatos. Inicialmente, a matéria divulgada não traz nenhuma entrevista ou mesmo cita nomes que possam ter servido como fonte.

Além disso, um país em guerra como a Ucrânia não teria como dispor de 25% de seu Produto Interno Bruto para adquirir aeronaves que, ademais, não ficariam prontas para uso imediato no conflito.

PIB da Ucrânia. Reprodução

A reportagem

De acordo com a matéria do repórter Caio Junqueira, a estatal ucraniana Antonov teria suspendido as negociações para iniciar a produção de aviões no Brasil em razão das recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra da Ucrânia.

Representantes no Brasil da estatal já haviam manifestado interesse de abrir uma fábrica em dois estados: São Paulo e Paraná. O investimento previsto seria de US$ 50 bilhões com geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.

O plano de negócios incluía a construção de uma planta industrial de 70 mil metros quadrados, transferência de tecnologia e uma pista de testes de ao menos 2.400 x 50 metros em um cronograma estimado em cinco anos.

A empresa buscava alternativas fora da Europa justamente em razão da guerra. O Brasil foi escolhido como local possível porque os ucranianos consideraram que o país era neutro, o que mudou na última semana quando seus representantes informaram que as negociações estavam suspensa pelas declarações de Lula de que a Ucrânia também era responsável pela guerra.

Os ucranianos passaram, então, a ter dúvidas se seriam bem recebidos no Brasil e suspenderam as tratativas. O governo de São Paulo foi oficialmente informado da nova posição na semana passada.

Uso por bolsonaristas

Tal como na divulgação das primeiras imagens vazadas do GSI aos ataques ao Planalto, a reportagem cai como uma luva para a narrativa bolsonarista de ataques ao governo. Na manhã desta quarta-feira, o deputado federal Nikolas Ferreira usa tal vídeo para chamar Lula de “pária internacional”, recordando que Bolsonaro reuniu-se com Putin para negociar fertilizantes e diesel.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link