Orlando Silva é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, e com o deputado Orlando Silva. Veja o DCMTV.
O Google está provendo uma ofensiva contra o PL das Fakes News, proposta que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. E-mails e relatórios revelados pela Folha de S. Paulo mostram os procedimentos que a plataforma está usando para impedir e atrapalhar quem se posiciona a favor do Projeto de Lei 2630/20, que deve ser votado nesta terça-feira (2), e assim influenciar a opinião pública e os parlamentares que decidirão a matéria.
Quem usa o Google nesta segunda-feira (1) se depara com um link embaixo da caixa de busca, com os dizeres: “O PL das fake news pode piorar sua internet” e “aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. O link direciona o usuário para uma publicação da plataforma com inúmeras críticas ao projeto.
Dados
Segundo um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plataforma está privilegiando links de conteúdo de oposição ao PL nos resultados das buscas sobre o projeto de lei, além de anúncios do próprio Google criticando a nova legislação.
Conforme o NetLab, os links do Google contra o PL também apareceram na primeira página não como propaganda, mas como resultado da busca orgânica pelo termo “PL 2630”, em consultas realizadas de forma anônima, sugerindo um usuário genérico brasileiro sem histórico, entre os dias 23 e 28 de abril.