O governo Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), contratada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O levantamento aponta que 38% desaprovam e 10% não souberam responder. A informação é da CNN Brasil.
Na rodada anterior da pesquisa, o índice de aprovação era de 51% e o de reprovação, 36%. Na ocasião, 13% não sabiam responder.
O levantamento ainda constatou que 39% dos entrevistados avaliam o governo como “ótimo ou bom”, 28% como “regular” e 28% como “ruim ou péssimo”. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder. Em relação ao desempenho futuro da gestão petista, 51% acreditam que o governo será ótimo ou bom, 17% creem que será regular, 27% temem que será ruim ou péssimo e 5% não sabem.
O Ipespe também questionou os entrevistados sobre quais áreas o governo federal deveria prestar mais atenção neste ano. Os temas mais citados pelos respondentes foram: Saúde (25%), Emprego e Renda (21%), Educação (18%) e Inflação e Custo de Vida (10%).
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas com mais de 18 anos, nas cinco regiões do país e entre os dias 14 e 19 de abril. O nível de confiança é de 95,5% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.