8 de janeiro: Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados por atos terroristas

Atualizado em 3 de maio de 2023 às 10:18
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou para tornar réus mais 250 denunciados por participação nos atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A sessão, em plenário virtual, foi iniciada às 00h desta quarta-feira (2). O voto do magistrado foi depositado logo no início da sessão. Agora, os demais ministros analisam se acompanham o voto do relator ou se divergem. O prazo é até 8 de maio.

Vale destacar que essa é terceira leva de apreciações de denúncias. Até o momento, o STF tornou réus 300 simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo que 100 em uma primeira apreciação, e 200 na segunda.

Bolsonaristas invadem Congresso – Foto: Reprodução

Desde o ataque, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já denunciou 1.390 bolsonaristas pelos atos antidemocráticos na capital federal. Com esse terceiro grupo de denúncias, o STF terá analisado se 550 pessoas viram réus, faltando 840.

Na sequência, serão abertas ações penais, com nova coleta de provas, tomada de depoimentos de testemunhas, além de interrogatórios dos réus. Depois, o STF terá de julgar se condena ou absolve os acusados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link