Saiba quais membros da família Bolsonaro se vacinaram contra a Covid-19

Atualizado em 3 de maio de 2023 às 15:31
Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado da esposa Michelle e dos filhos Eduardo e Flávio
Foto: ANSA

Após a operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (3) na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por suposta falsificação do cartão de vacinação dele, da ex-primeira-dama Michelle, e da filha do casal, Laura, surge a questão sobre quais membros da família Bolsonaro foram realmente vacinados.

De acordo com os indícios coletados pela PF, a falsificação do cartão de vacinação de Bolsonaro, familiares e auxiliares próximos tinha como objetivo viabilizar a entrada deles nos Estados Unidos, driblando as exigências da imunização obrigatória.

O esquema de falsificação de cartões de vacinação permitiu registros fraudulentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua filha, Laura, de 12 anos. Em dezembro de 2021, o então presidente disse que a menina não iria tomar vacina contra a Covid-19, apesar de resolução da Anvisa.

Michelle também seria um dos alvos da investigação. Em setembro de 2021, o governo informou oficialmente que ela teria se vacinado em uma viagem para Nova York, nos Estados Unidos, por sugestão de seu médico.

Ao longo de sua gestão, Bolsonaro sempre se recusou a informar se foi imunizado contra a Covid-19. Questionado por meio de Lei de Acesso à Informação, o governo impôs um sigilo de até cem anos aos dados sob a justificativa que se tratava da vida privada dele.

Ex-presidente Jair Bolsonaro com a filha Laura
Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi vacinado contra a Covid-19 em agosto de 2021, em Brasília, sem usar máscara. O filho 03 de Bolsonaro postou um vídeo nas redes sociais em que aparece sendo vacinado pelo então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O senador Flávio Bolsonaro foi o primeiro da família a tomar a vacina, em julho de 2021. Em um vídeo publicado no Twitter, o parlamentar aparece ao lado do então ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que aplicou o imunizante. Ao fazer a publicação, ele ironizou: Obrigado ao “negacionista” Jair Bolsonaro por garantir a vacina nos braços de todos os brasileiros!”.

Em janeiro de 2021, após circular a informação de que Carlos Bolsonaro teria furado fila para tomar o imunizante no Hospital do Exército no Rio, ele usou as redes sociais para negar e dizer que não tomou a vacina.

“A única coisa que devo ter furado deve ter sido a mãe de quem divulga mais uma fakenews de nível global e diária! A escória não vive sem mentir e manipular! Não tomei vacina alguma!”, disse.

No entanto, segundo publicou o colunista Ancelmo Gois, Carlos teria se vacinado em setembro de 2021 no posto de saúde da Câmara de Vereadores do Rio.

O filho 04 do ex-presidente, Jair Renan, teve Covid-19 em 2020. Na época, ele ironizou dizendo que se tratava de uma “gripezinha” e teria tomado cloroquina, medicamento sem comprovação científica contra a doença, defendido pelo governo de seu pai. Não há registros sobre sua vacinação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link