Nesta segunda-feira (8), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), detonou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) após a “brincadeira” sobre a compra de habeas corpus. A declaração ocorreu em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Em abril, Moro virou alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta prática de calúnia contra o magistrado após afirmar em um vídeo algo relacionado a “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”.
“Eu achei estranho a revelação dessa suposta brincadeira feita numa festa de São João, ou coisa do tipo, exatamente num momento em que Moro está sendo acusado de venda de decisões por Tacla Duran. E todos os seus amigos lá no Paraná, inclusive, aparentemente, o sogro de sua filha, atuou no TRF para impedir esse depoimento”, afirmou o ministro.
“É muito fácil ele resolver essa questão. Por que o que Tacla Duran diz é que deu a ele ou a Rosangela Moro, US$ 5 milhões de dólares. Basta abrir a conta. Eu achei estranho isso, quem tem problema de acusação de venda de decisões é o Sergio Moro.”
Gilmar Mendes ainda alfinetou o ex-juiz: “Sergio Moro é uma pessoa que gosta muito de dinheiro”.
Em entrevista a Abílio Diniz, que será exibida na noite de terça-feira (9) na CNN Brasil, o ministro também afirmou que quem tem que se explicar sobre a suposta prática de venda de decisões judiciais é Moro. “Encaminhei o assunto ao Ministério Público, que houve por bem fazer uma queixa, uma denúncia contra Sergio”, disse.
Assista abaixo:
Gilmar Mendes comenta recentes conflitos com o senador Sergio Moro:
"Sergio Moro é uma pessoa que gosta muito de dinheiro", disse o ministro do STF.#RodaViva pic.twitter.com/lpVhZ6SEAX
— Roda Viva (@rodaviva) May 9, 2023