VÍDEO – Gilmar aprova indicação de Zanin ao STF: “Qualificado. Advocacia quase heroica”

Atualizado em 11 de maio de 2023 às 16:08
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiou Cristiano Zanin e demonstrou apoio à sua indicação à Corte. Foto: Reprodução/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes elogiou o advogado Cristiano Zanin, cotado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte. Segundo o magistrado, ele é “qualificado” e fez uma advocacia “quase heroica”.

A fala do ministro se refere ao período em que Zanin atuou como advogado de Lula. Gilmar confirmou ter ouvido sobre a possibilidade da indicação e ainda citou o ex-juiz e senador Sergio Moro (Podemos-PR).

“Se o governo optar pelo advogado Zanin, eu o considero qualificado. Convivi com ele durante esse período todo de advocacia quase heroica, porque praticamente não era ouvido nos tribunais… Embaixo, com certeza não. O TRF-4 era praticamente um confirmador das decisões do Moro, em Curitiba”, afirmou o magistrado em entrevista ao Metrópoles.

O ministro ainda criticou a cobertura da imprensa da Lava Jato e disse que Zanin atuou de maneira “digna” no período. “Ele fez uma advocacia de fato digna, num momento complicadíssimo, em que também, eu não posso nunca esquecer o apoio à Lava Jato da mídia, que era unânime, ou quase unânime, em favorecer todas as decisões”, completou.

Essa não é a primeira vez que o ministro elogia Zanin. Em março deste ano, o ministro chegou a chorar ao falar do advogado: “Sem dúvida nenhuma vimos um advogado que nunca se cansou em trazer questões ao tribunal, muitas vezes sendo até censurado, incompreendido”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link