Tomas Michael Silva Adewoye, de 26 anos, denunciou um shopping no bairro Benfica, em Fortaleza, por racismo no último sábado (13). O jovem foi expulso do estabelecimento e a Polícia Civil investiga o caso.
A vítima, que é de São Paulo, estava com os amigos na praça de alimentação do shopping quando foi abordado por seguranças do local. Ele relatou que, desde o momento em que chegou no shopping, notou os seguranças seguindo-os.
“Eu fui pro shopping para passar a tarde com dois amigos. Minha mãe e as esposas deles estavam também, só que no andar debaixo fazendo compras. Desde que a gente chegou no shopping, nós três [ele e os amigos], os seguranças estavam atrás de nós, acompanhando até o banheiro, praça de alimentação. Eu gravei tudo”, explicou o jovem, e continuou “Me senti muito impotente e discriminado. Estou traumatizado com essa situação. Essa é a palavra”, desabafou.
Tomas pediu, em determinado momento, para que os seguranças se afastassem, pois os três estavam se sentindo constrangidos. Nesse momento, iniciou-se uma discussão entre os rapazes e os funcionários do estabelecimento.
“Começaram a me ofender com palavrões, xingando minha mãe, eu retruquei. Sentei na mesa e, em determinado momento, eles me pegaram por trás, com um ‘mata-leão’. Ele me trouxe do segundo andar até a saída do shopping enforcado”, denunciou Tomas.
A Polícia Militar informou ter sido acionada para atender uma ocorrência de desordem e importunação sexual contra uma mulher no shopping. A PM diz também que a suposta mulher que teria feito a acusação não estava mais no local, mas havia uma testemunha. O jovem já estava fora do estabelecimento e a polícia orientou à todos os envolvidos a registrarem um Boletim de Ocorrência.
Por meio de uma nota, o Shopping Benfica, informou que até o momento, de acordo com imagens e relatos, o cliente estava em consumo de bebida alcoólica, em uma mesa, com dois rapazes. Com uma mão, fazia filmagens com o celular, e de acordo com testemunhas, gravava mulheres.
Ainda segundo o estabelecimento, Tomas não teria gostado da reclamação e exaltou-se contra os seguranças. “A primeira agressão foi verbal e, logo após, física. Depois deste momento, quando houve flagrante exaltação e agressões por parte do cliente, e identificando que a ocasião poderia tomar proporção maior e colocar em risco os demais presentes no espaço, a segurança precisou intervir e tomou a medida de levá-lo da praça de alimentação para a saída e chamou a polícia militar para administrar a situação”, disse o shopping.
De acordo com a Segurança da Secretaria Pública, a Polícia Civil está apurando a denúncia de preconceito de raça ou cor. O Shopping Benfica afirmou estar apurando todas as informações e imagens sobre o caso.
A PMCE disse repudiar qualquer tipo de discriminação e que pauta as próprias ações na legalidade e imparcialidade, tratando todos os cidadãos de forma igualitária: “A corporação ressalta ainda que, em sendo constatado qualquer tipo de transgressão disciplinar ou cometimento de crime, haverá apuração de maneira imparcial e transparente, a fim de que haja os esclarecimentos dos fatos”.
Confira o vídeo:
Jovem denuncia shopping por racismo após ser expulso do estabelecimento no Ceará pic.twitter.com/rZo9MKbrkK
— bnewsvideos (@bnewsvideos) May 14, 2023