Nesta segunda (15), viralizou nas redes sociais o vídeo de um entregador do iFood comparando sua rotina com a de uma pessoa que trabalha no escritório da empresa. Enquanto a funcionária mostrava a estrutura da sede da companhia, o motoboy reagia ao conteúdo mostrando a sua realidade.
A funcionária do escritório mostra as salas de reunião da empresa e ele aponta o local onde trabalha: as ruas. Ela ainda expõe os alimentos dados pelo iFood a quem trabalha no escritório, com diversas comidas e bebidas diferentes, e o entregador, sentado numa calçada, exibe para a câmera sua alimentação: uma garrafa de água e uma bolacha recheada.
Veja:
Os trabalhadores de aplicativos realizam hoje uma paralisação nacional. Taxas abusivas, ausência de qualquer direito trabalhista ou amparo. Todo apoio! Os apps querem ser moderninhos no trato com alguns trabalhadores, mas largam os entregadores e motoristas à própria sorte. pic.twitter.com/hFB4IwJ3wb
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) May 15, 2023
O vídeo viralizou no dia em que entregadores e motoristas decidiram iniciar uma greve. A Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil (FMBRAPP) deflagrou uma paralisação que deve parar a atividade dos aplicativos de transporte e entrega em até 70%.
O movimento teve início às 4h de hoje e deve finalizar no mesmo horário desta terça (16), quando completam 24 horas. O motivo da paralisação é reivindicar um aumento do pagamento dos aplicativos, além da exigência de seguro de vida e saúde, aumento no repasse recebido das empresas e conseguir cobrança de valor adicional para cada parada solicitada pelo passageiro durante uma corrida.