Fausto Silva, apelidado popularmente como Faustão, deixará a Band TV após passagem de 1 ano e meio na casa. O motivo pela saída do apresentador seria a crise financeira e de audiência vivida pela emissora hoje. Ele deixa a Bandeirantes e ainda não tem nada acertado com nenhuma outra rede.
Após sua saída, seu programa na casa, em junho, deverá ser apresentado por seu filho, João Guilherme Silva, e por Anne Lottermann, ex-apresentadora do mapa-tempo do Jornal Nacional. Ambos são co-apresentadores da atração. Já no mês de Julho deverão ser apresentadas reprises do Faustão na Band. Apenas no segundo semestre um novo programa diário ocupará o mesmo horário nobre da Band.
Cris Gomes, diretor de equipe do programa apresentado por Faustão, explicou que a decisão se deve principalmente a “fatores orçamentários”. A audiência está muito baixa, na faixa dos 2,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo, e não fatura o suficiente para dar lucro.
Outro ponto da crise vivenciada atualmente tem relação com as bailarinas do programa, que viveram um momento complexo antes do completo desligamento.
Até março de 2022, cerca de sete bailarinas das 30 que iniciaram no programa em janeiro haviam sido demitidas. O clima nos bastidores era tenso, uma vez que a jornada de ensaios era cansativa, e muitas delas precisavam treinar em casa após 12 horas diárias em estúdio. Na ocasião, as bailarinas que continuaram temiam perder o emprego, e não conseguiam mais conciliar a rotina com outras oportunidades externas de trabalho.
Em dezembro, todas as 17 bailarinas que ainda faziam parte da atração foram demitidas. A decisão da emissora veio em meio a uma estratégia de corte de gastos, e outros funcionários, como produtores, também foram desligados.
Paralelamente, a Band, acerca da saída de Fausto Silva, informou que ele foi o responsável por mais da metade do faturamento da emissora em 2022.
“A emissora está satisfeita com o faturamento do programa, que responde por mais da metade das receitas da Band, e projeta crescimento para 2023. Fausto Silva é o maior comunicador do Brasil. A estreia dele na grade noturna da Band trouxe uma audiência qualificada para a emissora, aumentando o resultado na faixa de exibição. Foi criado também o hábito da compra de mídia nesse horário, que levava ao ar programa religioso até a estreia do Faustão. A perspectiva é que em 2023 os resultados comerciais e de audiência cresçam ainda mais”, disse Cris Moreira, diretor-geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em dezembro do ano passado.