O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou na manhã deste domingo (21), horário local do Japão, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ambos participam da cúpula do G7 em Hiroshima.
No encontro, os líderes conversaram sobre o comércio entre o Brasil e o Canadá, a necessidade de esforços conjuntos na defesa do meio ambiente. Lula também conversou com Trudeau sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Trudeau reforçou que está feliz com a volta do protagonismo brasileiro no debate ambiental no mundo. Vamos trabalhar juntos e acredito que podemos dobrar as relações comerciais entre nossos países”, escreveu o petista em seu perfil no Twitter.
Antes do encontro com o primeiro-ministro canadense, Lula visitou o Parque Memorial da Paz de Hiroshima.
Durante a cerimônia, o presidente brasileiro e outras autoridades depositaram flores em homenagens às vítimas da bomba atômica de Hiroshima. O ataque nuclear ocorreu em 6 de agosto de 1945, na Segunda Guerra Mundial.
No final deste domingo, Lula ainda irá se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O líder ucraniano pediu uma reunião bilateral com o petista.
Com o primeiro-ministro do Canadá, @JustinTrudeau, que tive a alegria de encontrar pela primeira vez aqui no G7. Falamos sobre o comércio entre nossos países, a necessidade de esforços conjuntos na defesa do meio ambiente e sobre a guerra na Ucrânia. Trudeau reforçou que está… pic.twitter.com/ScbeklAB50
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023