Em meio às reuniões da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Nerendra Modi, no último sábado (20). Os líderes que compõem o bloco BRICS (junto de Rússia, China e África do Sul), conversaram sobre cooperações que os dois países podem ter em temas como defesa e agricultura, além discutirem saídas para a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Lula comentou que criou relações com o país asiático durante sua primeira passagem no governo, e que vai trabalhar que Brasil e Índia voltem a ser próximos. “Em meus primeiros mandatos, estabelecemos uma parceria estratégica com a Índia, que junto com o primeiro-ministro trabalharemos para retomar”, disse o presidente.
Nas redes sociais, em português, Modi que as conversas com o presidente brasileiro foram produtivas. “A Índia e o Brasil continuarão trabalhando juntos para aprofundar os laços comerciais”, e completou que os lados atuarão na “cooperação em setores como agricultura, defesa e mais”.
Lula endossou o discurso ao compartilhar a publicação do primeiro-ministro indiano no Twitter. “Espero retomarmos o aprofundamento da relação com esse grande país que é a Índia. Temos um imenso potencial de trabalho e comércio conjunto entre Brasil e Índia”, escreveu.
Sobre a guerra no leste europeu, os dois líderes ressaltaram que só querem se envolver nos conflitos para a resolução definitiva. “Estamos do lado da paz”, declarou o brasileiro. Enquanto Nerendra Modi afirmou que tanto Índia quanto o Brasil são “países neutros”, e muito interessados na manutenção da paz no mundo.
Espero retomarmos o aprofundamento da relação com esse grande país que é a Índia. Temos um imenso potencial de trabalho e comércio conjunto entre Brasil e Índia. https://t.co/0hXkUHdFHU
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023