TSE multa Zambelli em R$ 30 mil por fake news sobre urnas eletrônicas

Atualizado em 25 de maio de 2023 às 16:55
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Reprodução

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) em R$ 30 mil por divulgar fake news sobre manipulação das urnas eletrônicas. Segundo o bolsonarista, os aparelhos estariam sendo manipulados em sindicato que teria ligação com o PT e com Lula. A informação é da CNN Brasil.

A mentira foi publicada nas redes sociais da parlamentar em setembro de 2022, durante a campanha eleitoral. Benedito Gonçalves, relator do processo, afirma que houve “notória” má-fé na publicação e que ela foi ao ar após nota do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desmentindo o caso.

A postagem apresenta “infundadas acusações à lisura do processo eleitoral sem qualquer amparo nos fatos”, segundo o ministro. A ação foi proposta pela coligação do presidente Lula e o ministro Paulo de Tarso Sanseverino já havia determinado a remoção do conteúdo do Kwai, do Twitter e do YouTube.

Segundo a defesa de Zambelli, não houve irregularidade na publicação. “Houve exclusivamente a informação de que, por conta da viralização do vídeo, a deputada pediu informações para averiguar se poderia haver alguma ilicitude ou não”, dizem seus advogados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link