O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá indicar na semana que vem, ao Senado Federal, o nome do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O petista já comunicou os ministros da Corte. Com informações da colunista Roseann Kennedy, do Estadão.
Na noite de sexta-feira (26), Lula fez um churrasco no Palácio da Alvorada e, entre os presentes, estavam os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no início de abril.
Durante a confraternização, o presidente sinalizou que a próxima vaga, que será aberta em outubro com a aposentadoria de Rosa Weber, não será de nenhum dos nomes cotados até o momento.
O chefe do Executivo, que vem sendo cobrado desde abril, já havia sinalizado que estava próximo de bater o martelo sobre a nova composição do Supremo.
Zanin é responsável pelo pedido de habeas corpus no STF que resultou nas anulações das condenações de Lula na Operação Lava Jato, e fez sua defesa ao longo de todos os processos.