Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia, venceu a concorrência para a presidência durante eleição ocorrida neste domingo (28) e conquistou sua reeleição no país. A vitória deste domingo marca o início de seu terceiro mandato.
Após a confirmação da vitória de Erdogan, nas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou e desejou um bom mandato ao presidente turco.
“Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco”, escreveu Lula em seu perfil oficial no Twitter.
Mais cedo, a vitória de Recep Tayyip Erdogan já havia sido matematicamente confirmada, após 95% das urnas do país já terem sido apuradas e exibirem que ele tinha mais de 52% do total de votos.
Além dos parabéns pela vitória na corrida eleitoral, Lula também sinalizou seu desejo em estabelecer relações próximas com o governo de Erdogan. O petista, em sua publicação, afirmou que almeja que a união das duas nações proporcione positiva “cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”.
Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo ????
— Lula (@LulaOficial) May 28, 2023
Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan já havia reivindicado vitória e deu um discurso em frente à sua casa.
“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos”, disse ele diante de apoiadores.
“O único vencedor é a Turquia”, completou o presidente que está no poder há vinte anos.