Senadores afirmaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, caso o advogado Cristiano Zanin seja mesmo o indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), ele deve ser aprovado sem maiores dificuldades. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo os parlamentares, mesmo uma tentativa do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), de protelar a sabatina de Zanin poderá ser contornada com facilidade.
Além disso, senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), primeira etapa na avaliação do nome de um indicado do chefe do Executivo à vaga no STF, preveem uma tramitação mais rápida caso Zanin seja oficializado nos próximos dias, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O presidente petista comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que a indicação ao tribunal deve ser enviada por ele ao Senado ainda nesta semana. Os dois almoçaram reservadamente na semana passada. Lula, no entanto, não citou o nome do indicado.
Vale destacar que Zanin seria uma escolha pessoal de Lula, ou seja, a indicação não passaria por qualquer articulação política, nem mesmo dentro do PT. Outros cotados exigiriam do presidente mais conversa e negociação.
Os dois já tinham uma relação familiar, já que Zanin é casado com Valeska Zanin, que é afilhada de Lula e tem com ele uma relação de décadas. O advogado já vem sendo cotado como favorito para vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, há meses.