Lula diz que só assina acordo de livre comércio se UE aceitar condições do Brasil

Atualizado em 2 de junho de 2023 às 16:47
Lula falando e apontando pra frente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta sexta-feira (2) que só vai assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia se os países membros aceitarem as condições impostas pelo Brasil, sendo a principal delas não permitir participação externa nas compras governamentais.

“A gente tem que apostar na empresa brasileira. Os europeus querem que o Brasil abra as portas para as compras governamentais”, afirmou Lula durante visita à nova fábrica da Eletra, que produz ônibus elétricos, em São Bernardo do Campo (SP). O petista está em São Paulo desde o início da manhã, onde cumpre agenda.

No discurso, ele voltou a cobrar dos países desenvolvidos recursos prometidos para ajudar o Brasil e outras nações em desenvolvimento a protegerem florestas e reduzirem danos ambientais e climáticos.

“Estou esperando até agora os US$ 100 bilhões”, destacou o presidente, que já havia feito a cobrança no início de maio, quando participou do encontro do G7, no Japão. De acordo com Lula, a promessa foi feita em 2009, na COP de Copenhague, mas até agora o dinheiro não chegou.

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) está em negociação há mais de duas décadas e a concretização dele é uma das apostas de Lula para o terceiro governo. O assunto esteve presente em todos os discursos do presidente brasileiro durante viagem à Europa, em abril, e em visitas de líderes europeus a Brasília.

O trato entre os dois blocos está em negociação desde 1999, e foi assinado 20 anos depois, no início do governo de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o documento ainda tem que ser ratificado.

Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares de todos os países-membros dos dois blocos econômicos, além de passar por procedimentos internos de ratificação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link