O ex-deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral no final de maio, foi homenageado nesta segunda-feira (05) pela Câmara de Vereadores de Florianópolis-SC.
Ele recebeu uma moção de aplauso no parlamento da capital catarinense por ter apresentado, em Brasília, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o intuito de garantir imunidade tributária a templos religiosos. A iniciativa de homenagem foi apresentada por Claudinei Marques (Republicanos), correligionário de Crivella, e aprovada pelos demais vereadores.
Marcelo Crivella é acusado de ter montado um esquema em 2020 para impedir que fossem feitas reportagens sobre a situação da saúde no Rio de Janeiro, enquanto ele era prefeito. O caso ficou conhecido como “Guardiões do Crivella”. A decisão de cassar o deputado foi da juíza Márcia Santos Capanema de Souza, que também o tornou inelegível por oito anos. Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 433 mil. A defesa do político está recorrendo e afirmou que a determinação da juíza não tem efeito imediato.
Na sentença, a magistrada disse que a decisão tinha “caráter pedagógico-preventivo” e também demonstrava o repúdio à “conduta moral e ilegal perpetrada”.
O caso dos “Guardiões do Crivella” foi revelado em uma reportagem especial da TV Globo, que mostrou um esquema montado com funcionários da prefeitura para fazer plantão na porta dos hospitais municipais do Rio, atrapalhar reportagens e impedir que a população falasse e denunciasse problemas na área da saúde.