O presidente Lula cobrou o ministro da Educação, Camilo Santana, e afirmou que ele tem que ser melhor na área do que Fernando Haddad, titular da pasta de 2005 a 2012. Segundo o petista, o atual ministro da Fazenda foi “o melhor” na pasta.
“O Camilo Santana tem uma responsabilidade muito grande nas costas. Eu digo sempre que o Fernando Haddad foi o melhor ministro da Educação que tivemos. E o Camilo tem que fazer mais. Ele vem do estado que tem o melhor desempenho educacional do país. E que bom que ele traz para o governo federal essa experiência”, afirma Lula.
O @CamiloSantanaCE tem uma responsabilidade muito grande nas costas. Eu digo sempre que o @Haddad_Fernando foi o melhor ministro da Educação que tivemos. E o Camilo tem que fazer mais. Ele vem do estado que tem o melhor desempenho educacional do país. E que bom que ele traz para…
— Lula (@LulaOficial) June 12, 2023
Nesta segunda (12), o governo lança o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A gestão petista vai investir mais de R$ 2 bilhões em quatro anos para garantir que 100% das crianças do país estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental.
O programa foi lançado hoje, no Palácio do Planalto, em cerimônia que contou com a presença de diversos ministros, como Haddad. Segundo o presidente, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma “ação conjunta” do governo federal com gestões estaduais e municipais do país.
Os governadores que aderirem ao compromisso – e tenho certeza de que todos os 27 farão isso – serão responsáveis por estabelecer, em conjunto com os seus munícipios, as políticas locais para a alfabetização.
— Lula (@LulaOficial) June 12, 2023
Lula aponta que o projeto é uma forma de “correr atrás do tempo perdido” e auxiliar as crianças que tiveram um atraso na aprendizagem nos anos recentes. “Nosso compromisso é claro: nenhuma criança brasileira ficará para trás”, prosseguiu o presidente.
O ambiente escolar será como sempre deveria ter sido: o espaço da harmonia e da aprendizagem. Não deixaremos, nunca, que o discurso de ódio das redes tome conta de onde é construído o futuro.
— Lula (@LulaOficial) June 12, 2023