O evento em que três vítimas contraíram febre maculosa e morreram reuniu 3,5 mil pessoas em Campinas (SP). A “Feijoada da Rosa” é uma celebração tradicional da cidade e teve sua 22ª edição em maio deste ano. As três pessoas que contraíram a doença morreram no dia 8 de junho após sentirem sintomas como febre, dor e erupções vermelhas na pele.
As vítimas são a professora Evelyn Santos (28), a dentista Mariana Giordano (36) e seu namorado, o empresário Douglas Costa (42). A Prefeitura de Campinas confirmou que uma quarta vítima foi identificada na cidade, uma adolescente de 16 anos que também esteve no evento e tinha suspeita da doença.
A cidade também confirmou que há um surto da doença na Fazenda Santa Margarida e suspendeu os eventos no local até que seja apresentado um plano de contingência ambiental. O local sediou o evento nos últimos dez anos.
O espaço, que fica em região de proteção ambiental, é conhecido por sediar grandes shows “sunset”, com diferentes gêneros musicais, como as duplas sertanejas Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano. O local também já recebeu Daniel, Alexandre Pires, Ivete Sangalo e Seu Jorge.
A Fazenda Santa Margarida alegou que atua com as exigências da Vigilância Sanitária e mantém processo rigoroso de manutenção e cuidados. A organização do evento “Feijoada da Rosa” lamentou as mortes das vítimas e disse estar à disposição de autoridades.
Com as recentes vítimas, Campinas já registra em 2023 cinco mortes por febre maculosa. A doença é infecciosa e causada por uma bactéria transmitida através de picada de uma das espécies de carrapato.