Uma série de diálogos do coronel Jean Lawand Junior, de 51 anos, com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, revela que ele cobrou, repetidamente, que um plano golpista fosse colocado em prática após a derrota do ex-capitão nas eleições.
De acordo com a revista Veja, Lawand manteve contato frequente com Cid após o fim do último pleito. “Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele”, implorou o coronel na noite de 1º de dezembro. “Acaba o Exército Brasileiro se esses caras não cumprirem a ordem do Comandante Supremo”, completou.
Jean Lawand Junior ingressou nas Forças Armadas em 1992, aos 20, como aspirante a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Sul do Rio, mesma unidade frequentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus tempos de caserna.
Em sua passagem pela Aman, o militar computou a melhor média entre todos os alunos que se formaram em 1996 (9,517, na artilharia). O feito rendeu ao bolsonarista uma menção no Anuário Estatístico da Aman.
Lawand foi comandante do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP). Lá, ele passou um ano antes de prosseguir com a formação na Aman. Ainda como tenente-coronel, ele chefiou o 6º Comando de Mísseis e Foguetes (6º CFA), cargo que ocupou até dezembro de 2020.
A unidade do bolsonarista recebeu, em 2017, as 34 primeiras brasileiras autorizadas buscar a carreira militar bélica, com chance de alcançar a patente mais alta do Exército. Vale destacar que o ingresso das mulheres aconteceu por determinação da ex-presidente Dilma Rousseff, ainda em 2012.
Em março de 2021, Bolsonaro decidiu incluir Lawand no Quadro Ordinário do Corpo de Graduados Efetivos da Ordem do Mérito Militar. A honraria é destinada a militares, civis e instituições que tenham prestado serviços relevantes à nação brasileira, especialmente ao Exército.
Ainda segundo a Veja, o bolsonarista foi destacado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (T) para assumir o posto de representante militar em Washington, nos Estados Unidos. Atualmente, Lawand recebe um salário bruto de pouco mais de R$ 25 mil por mês.