“Mentiroso”: políticos apontam declarações falsas de ex-chefe da PRF à CPI

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 14:48
Silvinei Vasques e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Sivinei Vasques, depõem na CPMI dos Atos Golpistas nesta terça-feira (20) e diz que mantém uma “relação estritamente profissional” com Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, internautas e políticos apontam que ele está mentindo e lembram das vezes que ele agiu para beneficiar o ex-presidente.

No depoimento, Vasques negou que tenha feito um direcionamento das ações da PRF para o Nordeste na época das eleições. No entanto, um relatório do Ministério da Justiça entregue à Controladoria Geral da União (CGU) mostra que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou 2.185 ônibus no Nordeste, onde Lula (PT) era favorito, contra 571 no Sudeste, entre 28 e 30 de outubro, nas vésperas e no dia do 2º turno das eleições de 2022. Na ocasião, eleitores do petista foram até mesmo andando votar, devido as dificuldades impostas pela PRF.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, pegou Vasques na mentira ao questionar o número de multas aplicadas pela PRF nos dias que antecederam o 2º turno.

“Pergunto ao depoente: Por que o exagero de multas nos sete dias que antecederam o segundo turno das eleições de 2022? Pasmem: num único dia, a PRF aplicou 1.000 multas. O alvo eram ônibus que trafegavam na região Nordeste. Claro, não houve resposta”, escreveu Eliziane, em seu perfil no Twitter.

“Ex-diretor da PRF de Bolsonaro, Silvinei Vasques, está na #CPMIdoGolpe negando tudo, mas o que ele diz sobre a funcionária que apresentou mapeamento de cidades onde Lula teve mais votos, sobre o aumento do efetivo justamente no dia do 2º turno e a chamada de 1500 policiais antes da votação sendo que nomeações no período da campanha são proibidas? Alegou que as operações da PRF foram no nordeste porque tem a maior frota de ônibus. Justamente no Nordeste, onde Lula teve mais votos? Justamente no dia do 2º turno? Humm …não tá batendo”, afirmou a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman.

“ABSURDO! O ex-diretor da PRF Silvinei Vasques acaba de mentir na #CPMIdoGolpe”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE). “Mas contra fatos não há argumentos”.

“MENTIROSO: Silvinei Vasques já começou o depoimento a CPMI mentindo que o nordeste teria sido a região com menos ações da PRF no 2° turno”, afirmou o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP).

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apontou que o ex-diretor da PRF mentiu ao dizer que não respondeu nenhum processo: “Silvinei Vasques mente durante depoimento na #CPMIdoGolpe ! Ele disse que não respondeu processos, mas foram 8 processos administrativos e 23 denúncias que foram omitidas pelo ex-corregedor da PRF”.

Aos parlamentares da CPMI, após ser questionado pela relatora, senadora Eliziane Gama, Vasques disse que desconhece os processos abertos contra ele e que não foi notificado oficialmente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link