Pimenta critica reação da mídia à declaração de Lula sobre relatividade da democracia

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 23:38
Lula e Paulo Pimenta, durante Café da Manhã com jornalistas. Foto: Ricardo Stuckert

Paulo Pimenta, ministro chefe da Secretaria de Comunicação, valeu-se de seu perfil no Twitter para defender colocação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva feita durante entrevista à Rádio Gaúcha, na qual disse que o conceito de democracia é relativo, ao ser questionado pelo regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. A fala despertou polêmica em diversos órgãos de imprensa, sempre ávidos a fazer a falsa simetria entre o petista e Jair Bolsonaro. Abaixo, a argumentação de Pimenta:

O conceito de democracia é relativo? Todas as pessoas tem o mesmo conceito de democracia? Trata-se de um conceito absoluto? É evidente que não. Muitos setores, inclusive da mídia brasileira, apoiaram o golpe de 64 em nome da democracia.

Apoiaram golpe contra Dilma em nome da democracia . Consideraram democrática uma eleição com Lula preso mesmo que o STF tenha anulado a sentença. Apoiaram a Lava Jato e todos os seus crimes em nome da democracia.

Muitos teóricos de diferentes visões tem conceitos e definições distintas de democracia. Mas o Lula não pode dizer isso. Pelo amor de Deus. É uma mistura de preconceito com dor de cotovelo.

Lula é um democrata como poucos e sua trajetória de vida é a maior prova disso.

Os EUA invadir o Iraque e o Kuwait em nome da democracia é legítimo? Estabelecer um bloqueio comercial contra Cuba e Venezuela é democrático ? Apoiar a construção de muros de segregação contra os Palestinos em Israel é democrático? A fome, a desigualdade, a injustiça devem fazer parte de um debate sobre democracia?

Sim presidente, democracia é um conceito relativo e existem visões teóricas distintas sobre ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link