“Grande dia”: a reação de políticos aliados e adversários à condenação de Bolsonaro

Atualizado em 30 de junho de 2023 às 15:08
Publicação característica do ex-presidente inelegível

A inelegibilidade de Jair Bolsonaro está sendo comemorada por diversos políticos nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente a ficar oito anos fora das disputas e a notícia foi bem recebida por internautas. A maioria dos temas mais comentados do Twitter está relacionada ao julgamento.

O principal termo na rede social na tarde desta sexta (30) é “grande dia”. Internautas comemoram a derrota de Bolsonaro na corte eleitoral e usam a expressão para ironizar publicação feita por ele pouco depois de Jean Wyllys anunciar que deixaria o Brasil por estar sofrendo ameaças de morte, em 2019.

O segundo no ranking dos temas mais comentados no Twitter é “Bolsonaro inelegível”, com mais de 210 mil publicações sobre o assunto. Outros termos como “sextou”, “#BolsonaroNaCadeia” e “imbrochável” também estão na lista.

O TSE formou maioria pela condenação do ex-presidente com o voto de Cármen Lúcia, que seguiu o relator, Benedito Gonçalves, e deixou o placar em quatro a um. Em seguida, Kassio Nunes Marques, indicado em 2020 pelo ex-presidente para o Supremo Tribunal Federal (STF), deu parecer favorável a ele e deixou a votação em quatro a dois. O presidente da corte, Alexandre de Moraes, deu o último voto, a favor da condenação, e fechou o placar em cinco a dois.

Políticos adversários e aliados de Bolsonaro também se manifestaram sobre o tema nas redes. Guilherme Boulos (PSOL-SP), por exemplo, afirmou que “o Brasil respira” com a decisão. O senador Humberto Costa (PT-SE) afirmou que sua inelegibilidade “ainda é pouco”.

Por outro lado, bolsonaristas criticaram a decisão do TSE e defenderam o ex-presidente nas redes. Nikolas Ferreira (PL-MG) culpou “o sistema” e Ciro Nogueira (PP-AL), ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, afirmou que “a esperança está mais viva do que nunca”.

Veja a repercussão: