Estamos todos na Kombi da Elis, da Maria Rita e do Belchior, uma Kombi já abarrotada de controvérsias.
As reações são previsíveis e compreensíveis. Mas se a crítica ao comercial fosse ampliada, não haveria propaganda de quase nada.
São mais de 60 as empresas identificadas, com provas, por colaboracionismo com a ditadura. A Volks é uma delas.
São milhares, de todos os portes, as que colaboraram com o golpe contra Dilma. Também são incontáveis as que tentarão derrubar Lula.
Grandes marcas mundiais ainda são denunciadas até hoje por vínculos com escravismo ou trabalho degradante. E muitas têm propagandas com uma musiquinha ou um musicão desses de fazer chorar.
As grandes marcas não plantam rosas nem produzem mel.
Vi, revi, chorei. Até tentei ser ranzinza e achar defeitos nos meus arquivos de argumentos do século 20, mas a emoção passou por cima de qualquer esforço feito em nome de alguma racionalidade.
A propaganda me emocionou porque também me pega por uma falha grave de caráter. Nunca dirigi uma Kombi. Aprendi a dirigir num desses jipes que o Exército vendia para civis, nos anos 70. O jipe do meu irmão Moacir.
Também pilotei jipe DKW, Ford 100, Chevette, Fusca, moto CG 125, Fiat 147, Palio, Gol. Mas nunca dirigi uma Kombi.
Agora, a Elis dirigiu uma Kombi pra mim. E eu só consegui me emocionar. Mas deve ser por causa da idade.
___________________________________________________________
Se a Elis na Kombi deu esse bafafá (decidi usar uma palavra do tempo da Kombi), imaginem uma propaganda de lançamento do novo Chevette, com música do Amado Batista.
E dá pra pensar na sequência como seriam os roteiros e as trilhas dos relançamentos do Gordini, da Rural Willys, do Simca, do Opala, da Brasília, do Corcel, do Gol a álcool com dupla carburação, do Fiat 147.
Revi agora a propaganda da Kombi e chorei de novo. Se enxergar uma Kombi na rua, não sei se não saio correndo atrás.
Tinha uma Kombi azul aqui na Aberta dos Morros, que não tenho visto. As Kombis nos levam para nossas melhores memórias. Essa Kombi azul precisa reaparecer.
Publicado no blog do autor