TSE multa Bolsonaro e Braga Netto por desfile do 7 de setembro

Atualizado em 28 de julho de 2023 às 16:37
Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice de Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-candidato a vice-presidente Walter Braga Neto em R$ 55 mil por conta do Bicentenário da Independência. O valor foi aplicado pelo corregedor-geral Benedito Gonçalves por litigância de má-fe ao manterem no ar publicidade do evento, o que é considerado irregular. A informação é do Metrópoles.

Bolsonaro e Braga Netto são investigados em ações do TSE por abuso de poder político e uso indevido de comunicação. O tribunal considerou que ambos descumpriram decisão para excluir propaganda eleitoral das redes sociais que incluía imagens dos então candidatos durante o Bicentenário da Independência.

O magistrado também determinou que eles mostrem como foram efetuados os gastos nas comemorações do 7 de setembro de 2022. Bolsonaro e Braga Netto terão que comprovar como foram investidores os valores nos eventos em Brasília e no Rio de Janeiro.

Benedito Gonçalves ainda marcou oitivas com outras autoridades para colher depoimentos sobre o evento. Serão convocados o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); o senador Ciro Nogueira (PP) e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.

O governo Bolsonaro empenhou ao menos R$ 4,059 milhões para o desfile em 2022. O valor é referente a cinco contratos para realização da cerimônia, mas o preço pode ter sido maior, já que essas despesas não incluem gastos das Forças Armadas, por exemplo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link