A orientação dada a Lula sobre novo ataque de Milei

Atualizado em 2 de julho de 2024 às 17:01
Os presidentes Lula (Brasil) e Javier Milei (Argentina). Foto: Reprodução

Membros do Palácio do Planalto ficaram incomodados com o novo ataque do presidente argentino Javier Milei a Lula, mas orientaram o petista a não reagir ao post no X (ex-twitter) feito nesta terça (2). O mandatário de extrema-direita chamou o brasileiro de “grande dinossauro idiota” em publicação na plataforma.

Milei acusou Lula de interferência na eleição presidencial argentina no ano passado e insistiu na tese conspiratória de que a tentativa de golpe de Estado na Bolívia teria sido uma “fraude”. Ele ainda chamou o presidente brasileiro de “comunista” e disse que o petista foi “preso por corrupção”.

Assessores próximos ao presidente reclamaram da postura agressiva de Milei, mas afirmaram que ele não deve receber um post de resposta na rede social. “Seria dar o palanque que Milei quer. Não podemos rebaixar o debate”, afirmou um auxiliar ao Blog do Camarotti no g1.

Para o Itamaraty, a avaliação é que Milei tem feito ataques a Lula por incômodo pelas críticas à sua política diplomática. A pasta também descarta publicar qualquer manifestação sobre o tema, mas deve acompanhar sua viagem ao Brasil no próximo fim de semana, quando participará do evento de extrema-direita CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora).

Javier Milei durante a campanha eleitoral na Argentina. Foto: Reprodução

O argentino, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, faz ataques a Lula desde sua campanha eleitoral no ano passado. Na última semana, o petista cobrou um pedido de desculpas de Milei, dizendo que ele falou “muita bobagem”.

Antes do ataque desta terça, Milei já havia se recusado a pedir desculpas, alegando que não deveria se retratar “por dizer a verdade”, e ainda afirmou que o presidente brasileiro tem um “ego inflado”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link