A relação da família de Anitta com o candomblé

Atualizado em 14 de maio de 2024 às 10:46
Anitta com o pai e o irmão no terreiro de candomblé do pai de santo Sérgio Pina, na Baixada Fluminense — Foto: reprodução/redes sociais

Na última segunda-feira (13), Anitta compartilhou fotos em que aparece no terreiro de candomblé do pai de santo Sérgio Pina, em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense. Pelo visto, a cantora está seguindo os passos do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan.

Mauro sempre demonstrou sua conexão com a religião de matriz africana em suas postagens no Instagram. Conhecido como “Painitto”, ele já compartilhou fotos suas no terreiro junto com Anitta, além de prestar homenagens aos orixás, divindades cultuadas na crença.

Nas redes sociais, Renan, o irmão da artista, também mostra sua rotina no espaço religioso. Em diversas fotos, ele aparece com outras pessoas frequentadoras do terreiro de Sérgio Pina.

Por outro lado, a mãe de Anitta, Miriam, é católica fervorosa e não tem ligação com o candomblé. Ela presta homenagens às divindades de sua religião e compartilha visitas a lugares sagrados para o catolicismo, como Fátima, em Portugal, e Aparecida (SP).

Desde que alcançou fama nacional, Anitta faz visitas esporádicas ao terreiro. No entanto, suas idas ao local nunca são anunciadas antecipadamente para evitar “curiosos”. Quando está lá, ela é tratada como qualquer outro frequentador, sem alardes ou fotos.

“Eu sou Longun Edé. O grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência de minha mãe e a bravura e a esperteza de meu pai. Caçador e pescador, sou minha própria natureza. Sou o único capaz de reunir todos os mundos. Sou o equilíbrio entre os homens e as mulheres”, iniciou ela na legenda da publicação.

“Sou cultuado nos axés do Brasil. Com Severiano, ergui, na Bahia, a casa do Kalé Bokum. Com Zezito, minha força chegou ao Rio de Janeiro, onde desembarquei com a Corte Real Ijexá. Estou presente em todos aqueles que reconhecem que sou ‘santo menino que velho respeita’, como falou Mãe Menininha do Gantois. Eu sou a força da juventude no tempo. Estou no presente e daqui olho para o futuro. Estou no passado e de lá resgato as tradições. Estou no futuro em que meu legado é imortal! Eu nunca morro”.

“Também estou no desafio aos limites. Neste mundo de afrontas, sou o combate à humilhação das pessoas subalternizadas, empobrecidas e constrangidas simplesmente por existirem. Ousadia é meu nome contra os que negam uma vida plena e digna aos jovens pretos. Texto sinopse da Unidos da Tijuca para seu Carnaval 2025 que será dedicado ao orixá”, concluiu.

A cantora ainda fez uma live, na última segunda (13), repercutindo a polêmica envolvendo os spoilers que ela soltou sobre o clipe de Aceita, sua nova música. A cantora, que abordará suas práticas religiosas na canção, disse que faltou a alguns compromissos porque “estava na macumba”. Ela foi alvo de intolerância religiosa e perdeu quase 200 mil seguidores.

“Quem é meu fã se ligou aí sobre porque eu acabei não indo a certos compromissos. Eu estava na macumba, eu tava fazendo macumba”, pontuou a artista.

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