Publicado originalmente em Agência Brasil
Os presidentes dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram neste sábado (15/04) com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços entre os países. A reunião em Qasr Al Watan começou com o líder emirático dando as boas-vindas a Lula e delegação.
Mohamed bin Zayed Al Nahyan expressou esperança de que a visita – a primeira do presidente Lula a um país árabe desde o início do terceiro mandato – sirva para fortalecer as relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica Emirados Árabes Unidos-Brasil, em benefício de ambas as nações e seus povos.
Os dois revisaram as áreas de cooperação existentes, inclusive nas áreas de crescimento econômico, comércio, tecnologia, proteção ambiental, mudança climática, energia renovável, segurança alimentar e outros aspectos que atendem às ambições de desenvolvimento sustentável de ambos os países. As conversas exploraram outras áreas de colaboração, com foco em sustentabilidade, inovação e oportunidade econômica.
Mohamed bin Zayed Al Nahyan e Lula ainda discutiram a COP28, que os Emirados Árabes Unidos sediam em novembro, e oportunidades para aumentar a cooperação entre os dois países na área de mudança climática. Os líderes também observaram a necessidade de intensificar a ação coletiva internacional e a solidariedade para enfrentar a ameaça da mudança climática.
O presidente dos Emirados Árabes Unidos lembrou que o Brasil sediou o “Earth Summit” em 1992, que é considerado um marco importante na história da colaboração internacional para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, líder emirático afirmou que os Emirados Árabes Unidos aguardam a participação ativa do Brasil na COP28.
Os dois líderes ainda trocaram pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse comum e reiteraram o interesse comum em apoiar a paz e a estabilidade no mundo, especialmente à luz da atual filiação de ambos os países ao Conselho de Segurança da ONU.
Mohamed bin Zayed afirmou que os Emirados Árabes Unidos dão grande importância às relações com o Brasil, já que o país busca estreitar os laços com os países sul-americanos, especialmente na área de desenvolvimento sustentável. Observou ainda que, no próximo ano, os dois países celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, iniciadas em 1974, e reafirmou o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de aprimorar a cooperação para abrir novas oportunidades que beneficiarão os dois países.
Por sua vez, Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu Xeique Mohamed pela acolhida e hospitalidade. Expressou também felicidade em visitar os Emirados Árabes pela segunda vez, lembrando da primeira visita há 20 anos – e a recepção acolhedora que recebeu do Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan. Acrescentou que a parceria entre os dois países é forte e diversificada, incluindo em áreas importantes como tecnologia, ciência, inovação e infraestrutura. O presidente Lula reafirmou o desejo de seu país de desenvolver ainda mais as relações bilaterais para avançar em suas metas de desenvolvimento sustentável, com foco em tecnologia, energia renovável e segurança alimentar.
R$ 12 bilhões para a Bahia
“Acabei de assinar um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Mais um saldo positivo para a geração de trabalho e renda”, disse Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.
Rodrigues, que integra a comitiva, assinou memorando de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.
Com informações da EBC e da Agência Emirados Árabes