Advogado abandona defesa de Bolsonaro no caso das joias

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 16:30
Fabio Wajngarten. Foto: Divulgação

O advogado Fabio Wajngarten anunciou sua saída da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das joias. A decisão foi oficialmente comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e está em conformidade com o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O bolsonarista se afastou da defesa após ser indiciado pela Polícia Federal no inquérito relacionado à recompra de um Rolex, supostamente adquirido para “atrapalhar as investigações”. Embora a Procuradoria Geral da República (PGR) ainda não tenha apresentado denúncia formal, o advogado afirmou que sua continuidade na defesa poderia configurar um “conflito de interesses irreparável”.

“Por dever de ofício, serei obrigado a me afastar da defesa em que participo nas causas do presidente Jair Bolsonaro, cumprindo assim o que determina o Código de Ética da advocacia e a legislação em vigor. E a razão é simples: por minha atuação como advogado do ex-presidente Bolsonaro, fui injustamente indiciado pela Polícia Federal no caso da suposta venda e compra de joias presenteadas ao ex-presidente da República”, declarou Wajngarten, que foi chefe da Secretaria de Comunicação no governo do líder da extrema-direita.

Fabio Wajngarten e JAIR Bolsonaro. Foto: Divulgação

Ele também contestou as acusações da PF, alegando que se trata de uma tentativa de “criminalizar a advocacia”. Ele acredita que os inquéritos abertos contra Bolsonaro representam uma “perseguição política” e um desrespeito à Constituição.

Segundo Wajngarten, as alegações de que ele teria colaborado com o advogado Frederick Wasseff para recuperar um relógio ‘Rolex’ negociado por emissários de Bolsonaro são infundadas. Os interlocutores dos advogados negam a colaboração entre ele e Wasseff, sugerindo que seria improvável a atuação conjunta devido à falta de afinidade entre eles.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link