Advogado metido em operações suspeitas intermediou compra de vacinas de Doria

Atualizado em 28 de dezembro de 2021 às 11:06
Veja o advogado
Doria com Marcelo Braga: uma mistura complicada entre público e privado, em vários aspectos. Foto: Reprodução

Marcelo Braga Nascimento, um advogado envolvido em operações suspeitas e próximo do governador João Doria Jr., esteve presente na negociações da compra da vacina CoronaVac, diz reportagem de Fábio Leite na revista Crusoé, do site de extrema direita O Antagonista.

LEIA MAIS:

1 – China ultrapassa Estados Unidos e lidera produção de ciência mundial

2 – Assédio, calotes, abusos, ameaças…: ex-integrantes do PCO denunciam as práticas do partido

3 – VÍDEO – Natuza Nery chama Queiroga de vassalo de Bolsonaro por sabotagem na pandemia

O advogado de Doria

O advogado assumiu a presidência do Lide China em julho de 2017, quando Doria fez sua primeira viagem oficial ao país asiático, como prefeito, com o objetivo de vender uma carteira de projetos de parceria público-privada e de privatizações na capital paulista.

Essa comitiva voltou trazendo na bagagem apenas doações de câmeras de segurança e drones, além de algumas promessas de investimentos que nunca se concretizaram.

Nesse período, ele se oficializou como advogado de confiança de Doria e assumiu a defesa do governador em uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público por suposta fraude na licitação do carnaval de rua de 2018 – o processo acabaria extinto pela Justiça tempos depois.

De acordo com a revista, o braço chinês do Lide de Doria opera, na prática, como uma espécie de unidade de negócios do escritório de Marcelo Braga. Lide é o grupo de empresários fiéis ao governador desde antes dele entrar na política.

Na época das tratativas para a compra da vacina CoronaVac, que teve o intermédio do Instituto Butantan, o Lide China misturou interesses públicos e privados.

O instituto fez uma “business trip” para o país asiático, levando empresários filiados ao grupo. Mais uma vez, o público se misturou com o privado. O Lide levou o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura, Marcos Penido.

A comitiva contou ainda com o filho de Doria.

À Crusoé, o Lide China afirma que tem uma atuação independente do governo de São Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link