Afastada de Bolsonaro, Zambelli é esquecida por apoiadores após virar ré no STF

Atualizado em 22 de maio de 2024 às 10:46
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não encontrou apoio no bolsonarismo após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) torná-la ré na terça-feira (21) pela invasão no sistema do Conselho Nacional de Justiça.

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A 1ª Turma do STF também tornou réu o hacker Walter Delgatti Neto, que confessou à Polícia Federal (PF) ter inserido dados falsos na plataforma do conselho a mando da parlamentar, que nega acusação.

Afastada de Jair Bolsonaro (PL) desde a derrota nas eleições presidenciais de 2022, a militância de direita parece ter abandonado a deputada bolsonarista.

Zambelli foi a segunda deputada federal mais votada em São Paulo em 2022, com quase 950 mil votos – mais do que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Mesmo assim, a parlamentar não é mencionada nos grupos da militância pró-Bolsonaro no WhatsApp e no Telegram.

No entorno do ex-presidente, a situação não é diferente. Segundo um aliado próximo, a deputada “nem sequer existe” para Bolsonaro e seu círculo político.

Ex-presidente Jair Bolsonaro e a deputada federal Carla Zambelli. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde a derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro não mantém mais contato com Zambelli, a quem atribui a culpa pelo resultado nas urnas. Na véspera da eleição, a bolsonarista foi flagrada perseguindo um homem negro pelas ruas de São Paulo com uma arma em punho.

Para o ex-presidente, o episódio teve impacto sobre eleitores indecisos que teriam sido cruciais no segundo turno. Desde então, Bolsonaro não quer saber da deputada, que também é ré em um outro inquérito do STF sobre o episódio.

Só a própria deputada se defendeu em uma transmissão nas redes sociais. Zambelli ironizou o fato de se tornar ré no STF no mesmo dia em que a Segunda Turma do tribunal extinguiu uma das penas do ex-ministro José Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link