Uma rede brasileira de indivíduos afiliados à Al-Qaeda, assim como suas empresas, foi incluída, nesta quarta-feira (22), em uma lista de sanções dos Estados Unidos, por meio do Departamento do Tesouro dos EUA. Ao todo, são três pessoas e duas empresas, sediadas em São Paulo.
A nota divulgada pelo governo norte-americano diz que “em 2015, Haytham Ahmad Shukri Ahmad Al-Maghrabi (Al-Maghrabi) chegou ao Brasil, onde foi um dos membros iniciais de uma das redes da Al Qaeda”.
Leia mais:
1. Eleitores da periferia abandonam Bolsonaro e passam a apoiar Lula
2. Regina Duarte paga mico nas redes após ser excluída dos 70 anos da teledramaturgia da TV Globo
3. Ciro chama Moro de “bandidão” e “corrupto” após ex-juiz fugir de debate
“Al-Maghrabi tinha frequentes contatos e negócios para compra de moeda estrangeira de um outro indivíduo filiado à rede no Brasil. Al-Maghrabi informava a Al Qaeda e foi o contato de Ahmed Mohammed Hamed Ali no Brasil. Ahmed Mohamed Hamed Ali foi designado de acordo com a ordem executiva 13224, em 12 de outubro de 2001”, completa o comunicado.
Confira outros trechos do texto produzido pelo governo estadunidense:
“Mohamed Sherif Mohamed Awadd chegou ao Brasil em meados de 2018 e recebeu transferências bancárias de outros associados da Al Qaeda no Brasil. Até o final de 2018, Awadd desempenhou um papel significativo em um grupo afiliado à Al Qaeda, sediado no Brasil, e estava envolvido na impressão de moeda falsa. Awadd é o único acionista e faz parte da administração da Home Elegance Comércio de Móveis, uma empresa do ramo de móveis, sediada em São Paulo.
Ahmad Al-Khatib é o único acionista e faz parte da administração da Enterprise Comércio de Móveis e Intermediação de Negócios EIRELI, uma empresa do ramo de móveis, também situada em São Paulo.
O Departamento do Tesouro designou Awadd e Ahmad Al-Khatib de acordo com a ordem executiva 13224, por terem auxiliado materialmente, patrocinado ou fornecido apoio financeiro ou tecnológico ou de bens ou serviços para apoiar Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, que foi designado, em 10 de setembro de 2019, por ter agido em favor ou em nome da Al Qaeda”.
“(O) Departamento também designou Home Elegance Comércio de Móveis EIRELI, de acordo com a ordem executiva 13224, por ser de propriedade, controlado ou gerenciado, direto ou indiretamente, pelo Awadd. A Enterprise Comércio de Móveis e Intermediação de Negócios EIRELI foi designada de acordo com a E.O. 13224, por ser de propriedade, controlada e gerenciada, direta ou indiretamente, por Ahmad Al-Khatib”.
“Como resultado da ação de hoje, todas os bens e interesses em propriedade dos indivíduos e entidades mencionados acima, e de quaisquer entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, 50% ou mais, individualmente ou com outras pessoas bloqueadas, que estejam nos EUA ou na posse ou controle de indivíduos norte-americanos, devem ser bloqueadas e reportadas à Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês)”.
Com informações do site da Embaixada dos EUA no Brasil