Agressão a Moraes: governo Lula recebe imagens do aeroporto de Roma

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 14:59
Roberto Mantovani Filho e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O governo Lula tem em mãos as imagens de câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, onde o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi atacado por um grupo de brasileiros bolsonaristas. O material foi entregue ao Ministério da Justiça por uma transportadora contratada por autoridades. A informação é do Estadão.

A pasta deve encaminhar o conteúdo para a Polícia Federal, responsável pelo inquérito, ainda na tarde de hoje. A expectativa de investigadores é que as gravações possam esclarecer as diferentes versões apresentadas no caso.

O episódio ocorreu em 14 de julho e Moraes afirmou à Polícia Federal que ele e sua família foram agredidos pelo empresário Roberto Mantovani Filho; sua esposa, Andréia Mantovani; e seu genro, Alex Zanatta. Segundo o magistrado, ele estava na área de embarque do aeroporto quando a mulher se aproximou e começou a chamá-lo de “bandido, comunista e comprado”.

O empresário então “passou a gritar”, “empurrou e deu um tampa” nos óculos de Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro. Os três acusados negam a versão do magistrado e alegam que as ofensas teriam sido proferidas por outra pessoa.

Andreia Mantovani, Alex Zanatta e Roberto Mantovani, acusados de atacarem Alexandre de Moraes em Roma. Foto: reprodução

O casal e o genro ainda dizem que foram atacados por duas pessoas que acompanhavam o ministro na viagem. “Reiteram que em nenhum momento ocorreram ofensas, muito menos ameaças ao min. Alexandre, que casualmente passou por eles nesse infeliz episódio”, afirmou a defesa em nota.

Posteriormente, o advogado Ralph Tórtima, que representa o casal Mantovani e Zanatta, admitiu que seu cliente “afastou com o braço” o filho de Moraes, mas que ele não sabe se deu “empurrão ou tapa”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link