Água do Guaíba começa a chegar às cidades do sul do RS

Atualizado em 9 de maio de 2024 às 21:26
Água do Guaíba chega em Rio Grande, a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre (RS). Foto: Facebook/Prefeitura de Rio Grande

A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar nesta quinta-feira (9) a cidades no sul do Rio Grande do Sul. Municípios banhados pela Lagoa dos Patos já tem aumento no nível nas margens.

A Prefeitura de Rio Grande, a cerca de 300 quilômetros da capital gaúcha, compartilhou imagens nas redes sociais que mostram o avanço da água pelas ruas da cidade.

Segundo boletim das 14 horas da gestão municipal, a Lagoa dos Patos subiu um metro na região. Rio Grande tem 516 pessoas desabrigadas.

Em Pelotas, o nível da Lagoa dos Patos atingiu dois metros. A cidade tem 486 pessoas em abrigos e está com o transporte público operando em horário reduzido devido à falta de combustível.

O nível atual da água está em 4,90 metros, conforme medição realizada às 15h15. O dado é da aferição das réguas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Beira do Guaíba mostra enchente em Porto Alegre (RS). Foto: Nelson Almeida/AFP

Houve uma diminuição de 42 centímetros no nível do Guaíba nos últimos quatro dias, após o pico de 5,32 metros registrado na última segunda-feira (6), o maior nível já registrado até agora.

Apesar da redução, o nível do Guaíba ainda está dois metros acima do ponto de inundação.

Previsões apontam para uma mudança no vento na próxima semana. Uma massa de ar frio polar e ventos do sul na noite de terça-feira (14) pode resultar em um aumento de pelo menos 20 centímetros nas águas do Guaíba em poucas horas, segundo o MetSul.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link