A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar nesta quinta-feira (9) a cidades no sul do Rio Grande do Sul. Municípios banhados pela Lagoa dos Patos já tem aumento no nível nas margens.
A Prefeitura de Rio Grande, a cerca de 300 quilômetros da capital gaúcha, compartilhou imagens nas redes sociais que mostram o avanço da água pelas ruas da cidade.
Segundo boletim das 14 horas da gestão municipal, a Lagoa dos Patos subiu um metro na região. Rio Grande tem 516 pessoas desabrigadas.
Em Pelotas, o nível da Lagoa dos Patos atingiu dois metros. A cidade tem 486 pessoas em abrigos e está com o transporte público operando em horário reduzido devido à falta de combustível.
O nível atual da água está em 4,90 metros, conforme medição realizada às 15h15. O dado é da aferição das réguas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA).
Houve uma diminuição de 42 centímetros no nível do Guaíba nos últimos quatro dias, após o pico de 5,32 metros registrado na última segunda-feira (6), o maior nível já registrado até agora.
Apesar da redução, o nível do Guaíba ainda está dois metros acima do ponto de inundação.
Previsões apontam para uma mudança no vento na próxima semana. Uma massa de ar frio polar e ventos do sul na noite de terça-feira (14) pode resultar em um aumento de pelo menos 20 centímetros nas águas do Guaíba em poucas horas, segundo o MetSul.