O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para tempestades que afetarão 11 estados brasileiros e o Distrito Federal.
São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob risco de fortes chuvas.
As previsões apontam chuvas intensas de até 100 milímetros por dia durante o fim de semana, acompanhadas por ventos de até 100 km/h e possíveis quedas de granizo. Esses eventos climáticos representam riscos significativos de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para os perigos específicos: alagamentos urbanos, inundações em pequenos córregos (risco hidrológico) e deslizamentos de terras, quedas de barreiras (risco geológico).
Para este sábado, o Cemaden emitiu alertas de alto risco de alagamentos urbanos no sul de Santa Catarina e na Região Metropolitana de Porto Alegre, com riscos moderados de inundações em áreas específicas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Também há probabilidade moderada de deslizamentos de terra em certas áreas desses estados.
No Sudeste, o risco moderado inclui possíveis transbordamentos de córregos e alagamentos em áreas específicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul e Centro Fluminense, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo.