O Brasil deverá registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias. Segundo os meteorologistas, os temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste, com pancadas de chuvas também previstas em partes do Centro-Oeste.
De acordo com o Climatempo, uma combinação de sistemas meteorológicos deve alterar o clima, com a atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias. Uma frente fria se formou na última quarta-feira (9) e a outra deve começar e avançar nesta sexta-feira (11).
Cavado é o nome dado a uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h em diversos estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais. O Inmet emitiu um aviso meteorológico “laranja”, alertando para o risco de tempestades.
A frente fria continuará avançando pelo Sudeste durante o fim da semana, com expectativa de chuvas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal no sábado. No domingo, as pancadas serão menos intensas.
As temperaturas devem cair em alguns estados do Sul e Sudeste. Em São Paulo, a máxima deve ficar em 26°C.