Paulo Dantas (MDB), deputado estadual, foi eleito com ampla vantagem para o governo de Alagoas em votação indireta feita pela Assembleia Estadual. Ele é aliado de Renan Calheiros e já afirmou que apoiará Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro.
A votação ocorreu neste domingo (15) e contou com sete chapas, tendo Paulo Dantas recebido 21 dos 25 votos possíveis, enquanto quatro concorrentes tiveram um voto cada e os outros sequer receberam votação. Paulo já anunciou que irá concorrer à reeleição no mês de outubro, quando deverá ter o apoio de Renan Calheiros e de Renan Filho.
As eleições para o governo de Alagoas acontece de forma indireta devido à vacância do cargo de governador e de vice. Renan Filho renunciou ao mandato para concorrer a uma vaga para o Senado, enquanto o vice já havia renunciado quando foi eleito prefeito em 2020.
A eleição acabou sendo ajuizada e teve de ser adiada para que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidisse qual seriam as regras. O ministro Gilmar Mendes determinou que poderiam concorrer quem estivesse filiado a algum partido e que a votação deveria ser aberta, como havia definido a própria Assembleia antes da contestação.